segunda-feira, fevereiro 13, 2006

ICQ e MSN: duelo de titãs

Talvez os usuários de itnernet mais antigos se lembrem do bom e velho ICQ. Ferramenta fantástica que realmente lançou as bases para a comunicação instantânea. Creio que a história da internet doméstica possa (e deva) ser dividida em duas grandes fases: pré e pós-ICQ. De fato, quase todos da "velha guarda" da internet ainda mantém o ICQ ligado em suas máquinas, afinal, o velho ICQ nunca trava, nunca cai, nunca sofre com servidores sobrecarregados, dificilmente é facilitador de problemas com vírus e congêneres...

O ICQ é simplesmente fantástico, mas, a grande questão é, por que ele "saiu de moda"? A resposta não exige muita reflexão. Basta se perguntar qual é a grande diferença do ICQ para o MSN? A interface gráfica.

O MSN aproxima o usuário de um aspecto gráfico extremamente rico, com uma formatação de texto simples e janela contínua de chat seguindo esta interface, diferente do ICQ, que mantinha um "histórico" do chat, mas não tão organizado quanto o MSN, em termos de gráfico. A verdade é que os tais "smileys" foram a grande jogada dos produtores do MSN. Rapidamente qualquer um poderia personalizar uas mensagens via smiley e assim o usuário estaria seduzido. Para acessar o MSN basta se registrar no programa com uma conta de email válida, coisa que o ICQ jamais exigiu.

Com o passar do tempo a quantidade de smileys tornou-se absurda; e comunicar com outras pessoas tornou-se complicado, afinal, eram e são tantos smileys na tela da máquina que ficou complicado entender o que o outro usuário queria dizer. Na verdade, eu jamais usei os recursos smileys do MSN e nunca senti a menor falta.

Quem aqui nunca abriu seu MSN e se deparou com uma pessoa que não faz a menor idéia de quem é? Muitas vezes as pessoas mudam seus "nicks" e para nos certificarmos de quem é, devemos ou passar pela inconveniente experiência de perguntar à pessoa quem ela é ou ter ótima memória para guardar os emails de todos os seus contatos do MSN, afinal, tudo pode mudar, exceto o endereço de email cadastrado.

A integração com outros aspectos midiáticos web, como webcam e áudio contínuos foi outro ponto do MSN que chamou a atenção. Milhares de novos usuários vieram para o MSN e o ICQ ficou largado às moscas (se formos comparar com o acesso do público há uns anos). Na verdade, acho que foi ótimo. Quem realmente quer se comunicar de maneira rápida e eficiente, mandar e receber arquivos de maneira mais segura e manter histórico de mensagens, além de personalizar o nome dos amigos, usa o ICQ. Quem quer apenas se divertir com as coisas boas e sem seriedade da vida, usa MSN.

Nenhum comentário: