quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Questões de Perspectiva

Estudos da IBM indicam que aproximadamente 600 milhões de pessoas têm acesso constante à Internet atualmente. Através de conexões em casa (banda larga e discada), além dos outros milhões que acham nas Universidades e Lan Houses acesso livre ao mundo virutal. Este número, no entanto, dá uma idéia mínima do potencial de acesso da geração que encontra a Internet nos dias de hoje.

Relevando que a televisão, como mídia organizada e não mais experimental, demorou mais de 20 anos para alcançar seu espaço e compreendê-lo, dentro das esferas sociais. Nestes 20 anos a TV conseguiu encontrar sua linguagem e os métodos de trabalhar as vontades e necessidades da audiência. Prova disso é que os programas de TV passaram anos usufruindo da linguagem radiofônica.

No entanto, trata-se de uma situação diferente, quando resolvemos observar a Internet. A Televisão eo Rádio são mídias que atingem uma audiência passiva. Quando se trata de Internet deve-se levar em conta que o usuário também é, de alguma maneira, produtor de conteúdo. As constantes e inovadoras linguagens de trabalho na web, desde as de programação web, como o HTML ou PHP, até os métodos eficazes de atingir um nível de comunicação saudável com o leitor, ainda são extremamente experimentais, uma vez que a própria rede ainda se estrutura em caráter experimental.

De fato, com o barateamento constante das tecnologias de informação, como telefonia móvel e os próprios equipamentos (e serviços) para acesso bandalarga, devemos encarar a Internet como um universo em expansão, que não pode ser ignorado, principalmente em relação à interatividade entre seus usuários. Se hoje são 600 milhões, nos próximos 5 anos serão 1 bilhão de pessoas, ou mais. E então? Como o mundo web será?

Nenhum comentário: